sexta-feira, 31 de julho de 2015

Curiosidades sobre J.K. Rowling

Hoje J.K. Rowling faz 50 anos e, para comemorar, trazemos 50 curiosidades da criadora do universo de bruxos mais querido do mundo!


1. J.K. Rowling teve a primeira ideia para Harry Potter durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres. O trem quebrou e ela ficou parada por duas horas no mesmo lugar!
2. A autora nunca sai de casa sem bloquinho e caneta, para sempre poder anotar novas ideias. Nesse dia em que o trem quebrou ela não tinha nenhum dos dois na bolsa: teve que ficar pensando na ideia o tempo todo para não esquecer.
3. J.K. nasceu em Yate,  no condado cerimonial de Gloucestershire. É filha mais velha; sua irmã, Dianne, é dois anos mais nova.
4. Estudou na Universidade de Exeter: formou-se em francês e línguas clássicas. Uma delas, o latim, foi fundamental para que ela criasse os nomes dos feitiços.
5. Os pais de J.K. Rowling se conheceram na estação de trem King’s Cross, a mesma em que Harry embarca para Hogwarts.
6. A mãe de J.K. era filha de professores e sempre incentivou o hábito da leitura em casa. Quando era mais nova, a autora lia de tudo – até caixa de cereal!
7. A autora tem três filhos: Jessica, fruto de seu primeiro casamento, David e Mackenzie, filhos de seu marido atual, Neil Murray.
8. Antes de ser uma autora de sucesso, J.K. Rowling foi professora e secretária bilíngue.
9. Quando seu primeiro casamento acabou, a autora se mudou para Edimburgo, na Escócia. Ela vivia com a filha em um apartamento apertado e recebendo o equivalente a R$ 300 por mês de uma pensão do governo.
10. Como seu apartamento não tinha sistema de aquecimento, J.K. gostava de sair para passear em cafés. Foi em um lugar desses que ela começou a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal.
11. Falando no primeiro livro da série, a obra demorou sete anos para ficar pronta! A autora ia escrevendo a história em bloquinhos de papel e até em guardanapos.
12. As aventuras de Harry Potter foram recusadas por 12 editoras antes de serem publicadas; as empresas não acreditavam que os jovens leriam uma obra tão longa.
13. J.K. é extremamente tímida! Em sua primeira sessão de autógrafos em livraria, quase ninguém apareceu. A autora também leu alguns trechos do livro, que basicamente foram ouvidos apenas pelos funcionários do local. Imagine como ela se sentiu…
14. Seu desenho animado favorito é Os Simpsons. A autora aparece em um dos episódios, quando Lisa viaja para Londres e encontra com ela em uma livraria.
15. Quando não está trabalhando, J.K. gosta de ler e passar o tempo com seus filhos.
16. Harry Potter é inspirado nos antigos vizinhos de J.K. Rowling Ian e Vikki Potter. Quando tinham oito anos, o passatempo favorito da turma era fingir que eram bruxos.
17. Já Rony Weasley é inspirado em Sean Harris, amigo da escritora da época do colegial. Ele tinha um Ford Anglia turquesa, o mesmo carro da família Weasley nos livros.
18. Hermione Granger tem sua inspiração na própria J.K. Rowling, apesar de a escritora achar que não era tão estudiosa quanto sua personagem.
19. A palavra muggle, que significa trouxa em inglês, foi incluída no dicionário Oxford, assim como hobbit, criado por J.R.R. Tolkien em O Senhor dos Aneis.
20. Hoje J.K. não escreve mais em cafés; prefere a tranquilidade de casa. Também não escreve mais no papel – suas ideias vão direto para o computador.
21. Apesar de ter criado um universo fantástico, a escritora afirmou que não acredita em mágica, pelo menos não na forma como apresenta em seus livros. Para ela, as mágicas mais poderosas que existem são o amor e a imaginação.
22. Se estudasse em Hogwarts, os professores favoritos de J.K. seriam Minerva McGonagall e Remus Lupin. Já se ela fosse professora ela gostaria de lecionar Feitiços.
23. Quando passasse pelo Chapéu Seletor, a autora desejaria entrar para a Grifinória.
24. J.K. Rowling diz que se pudesse usar magia por um dia gostaria de ficar invisível, para poder voltar a passear pelos cafés da cidade.
25. Quando o assunto é música, o estilo favorito de J.K. é o bom e velho rock’n roll. Suas bandas favoritas são The Smiths, The Clash e Beatles.
26. Ela chegou a aprender a tocar guitarra!
27. Seu animal fantástico favorito é a fênix.
28. Os livros de J.K. foram traduzidos para 64 idiomas e venderam mais de 450 milhões de cópias no mundo todo.
29. Isso fez com que a autora se tornasse a primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo livros. Sua fortuna é estimada em mais de 1 bilhão de dólares.
30. Em entrevistas, J.K. já afirmou que trocaria toda a sua fortuna por um pouco deprivacidade.
31. Em 2000, Rowling criou o Volant Charitable Trust, que usa o seu orçamento anual de £5.100.000 para combater a pobreza e a desigualdade social.
32. Ainda dentro do campo da filantropia, a autora também contribuiu com centros de apoio e tratamento da esclerose múltipla – sua mãe sofria da doença.
33. Após Harry Potter, J.K. Rowling escreveu outros três livros: Morte Súbita, O Chamado do Cuco e Bicho-da-Seda, sendo estes dois últimos publicados sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
34. Em outubro ela lançará Career of Evil (ainda sem tradução para o português), novamente usando o pseudônimo masculino.
35. Quatro autores são os que mais influenciaram a obra de J.K. Rowling, de acordo com ela mesma. São eles: J.R.R. TolkienC.S. Lewis (autor de Crônicas de Nárnia),Jane Austen (Orgulho e Preconceito) e Jessica Mitford (Hons And Rebels).
36. O nome da filha de J.K. Rowling foi escolhido em homenagem à Jessica Mitford.
37. Desde o começo a autora anunciou que a saga de Harry Potter seria composta por sete livros.
38. Além destes livros, Rowling escreveu outras três obras que se relacionam com o universo de Harry Potter: Quadribol Através dos SéculosOs Contos de Beedle, o Bardo e Animais Fantásticos e Onde Habitam, sendo que este último será adaptado para os cinemas, com Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) no elenco principal.
39. Harry Potter e O Enigma do Príncipe quebrou o recorde de Livro Vendido Mais Rápido; a quantidade de cópias adquiridas do livro em apenas um dia foi igual às vendas de um ano de O Código da Vinci.
40. Ainda falando sobre recordes, Harry Potter e As Relíquias da Morte vendeu mais de 1 milhão de cópias na pré-venda da Amazon. Imagine só quando o livro chegou às lojas…
41. Em junho de 2000 a autora foi nomeada pela Rainha Elizabeth como Officer of the British Empire, tornando-se Lady J. K. Rowling.
42. J.K. também recebeu de Nicolas Sarkozy, presidente da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra e foi eleita pela Enciclopédia Britânica como uma das 300 mulheres que mudaram o mundo. Essas homenagens aconteceram em 2009.
43. A autora é bastante ativa nas redes sociais, especialmente o Twitter. Através da rede de microblogs ela costuma responder dúvidas dos leitores e revelar segredos sobre suas obras. Siga: @jk_rowling
44. Em 2011, ela lançou um website chamado Pottermore. O conceito do portal é propiciar um espaço de novas descobertas sobre o mundo de Harry Potter, onde seja possível encontrar novos conteúdos exclusivos. Além disso, o Pottermore o único ponto de vendas de eBooks e áudio-livros da série em várias línguas.
45. O nome de J.K. Rowling também circula pelo universo científico. O asteróide (43844) Rowling foi batizado em sua homenagem no inicio de 2006, e a recente descoberta do dinossauro Pachycephalosaurid Dracorex hogwartsia , atualmente no Museu Infantil de Indianapolis, foi nomeado em sua homenagem no mesmo ano.
46. Os sete livros da saga Harry Potter renderam oito filmes que foram sucesso de bilheteria no mundo todo. Rowling sempre esteve presente nas elaborações dos roteiros: ela determinou qual seria a textura das cortinas, a cor do sangue do unicórnio e até desenhou um mapa com o interior do castelo de Hogwarts. No entanto, raramente aparecia nas filmagens.
47. As histórias de Harry Potter não foram pensadas desde o início para o público infantil. Para J.K., se for um livro bom, qualquer um vai se interessar por ele. A idade não importa.
48. J.K. Rowling conta que começou a gostar de escrever aos seis anos de idade.
49. A autora nunca negou a possibilidade de escrever novos livros protagonizados por Harry Potter ou que se passem no mesmo universo do bruxo. Mesmo assim, ela afirma que não tem planos imediatos para isso, e também que a história de Harry está bem resolvida nos sete livros publicados.
50. J.K. Rowling faz aniversário no dia 31 de julho, o mesmo dia em que Harry Potter. Daniel Radcliffe, ator que deu vida ao bruxo nos cinema, também assopra velinhas em julho, mas no dia 23. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger