quarta-feira, 30 de março de 2016

Conhecendo um pouco mais sobre Autismo e Síndrome de Asperger






Oii leitores!


Hoje eu vim falar um pouquinho sobre Autismo e Síndrome de Asperger. Eu vou tentar explicar um pouco sobre o tema, eu pesquisei bastante mas sinceramente achei tudo muito "clínico".


Autismo


O autismo é um distúrbio neurológico que se caracteriza principalmente pela dificuldade de interação social e de comunicação. O autismo é um dos três distúrbios reconhecidos do espectro do autismo (ASD), sendo os outros dois a Síndrome de Asperger - que é o caso da protagonista de Passarinha - e o Transtorno Global de Desenvolvimento, que é diagnosticado quando o conjunto completo de critérios do autismo ou da Síndrome de Asperger não são cumpridos.


Conforme decretado pela ONU em dezembro de 2007, o dia 02 de abril, tornou-se oficialmente o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.


Síndrome de Asperger


Como parte do Transtorno Global de Desenvolvimento, a Síndrome de Asperger é identificada através de uma série de sintomas ao invés de uma característica em especial. Ao ler o livro - Passarinha - vocês irão perceber que a Caitlin é uma garotinha muito especial, ela não entende metáforas nem ironias - você tem de falar tudo muito claramente para ela -; ela não gosta de olhar as pessoas nos olhos; prefere ficar sozinha; não gosta que a toquem, tem dificuldade em identificar expressões faciais, não gosta de barulhos e é muito sincera. Porém cada caso é um caso e não dá para se ter um diagnóstico correto apenas tendo a Caitlin como exemplo. 


Recomendo que para entenderem melhor sobre o tema vocês leiam o livro Passarinha da Kathryn Erskine, e também recomendo o filme Mary e Max: Uma amizade diferente - é uma animação -, eu pretendia fazer um post sobre ele  e indicar mais alguns filmes que falem sobre o Autismo e a Síndrome de Asperger mas ainda não tenho certeza se vou fazer isso😁. Se vocês quiserem eu farei, deixem aqui nos comentários a opinião de vocês 😉.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger