quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Resenha: Temporada de Acidentes - Möira Fowley-Doyle



Autor: Moïra Fowley-Doyle
Páginas: 256
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Adicione: Skoob 


Sinopse: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. 
A temporada de acidentes vai começar.

Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. 
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? 
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.




Todos os anos, no mês de outubro, a família de Cara sofre diversos tipos de acidentes, desde pequenos arranhões até a morte de parentes queridos. Apenas sua família sofre com a temporada de acidentes e o porquê ninguém sabe.

O livro é narrado em primeira pessoa por cara (uma ótima protagonista) e nessa temporada, revirando suas fotografias ela nota que uma garota (Elsie, uma antiga amiga) aparece em TODAS as suas fotos, as vezes apenas um cotovelo, outas o cabelo, um vulto, mas é sempre ela. Cara então decide falar com Elsie, porém ela simplesmente sumiu, desapareceu e pelo que parece ninguém lembra dela. Junto com sua melhor amiga Bea, sua irmã Alice e seu ex irmão postiço Sam, ela decide descobrir o paradeiro de Elsie.

A temporada de acidentes existe desde que Cara se entende por gente e, por mais cuidados que ela e sua família tomem, eles nunca estão totalmente seguros nessa época. E esse mês não será diferente, acidentes acontecerão, segredos Muiiitos segredos serão revelados e, nós leitores, ficaremos envolvidos nessa história.

Esse livro foi algo diferente de tudo o que eu já li (o que foi uma coisa boa). Möira mistura realidade com fantasia - utilizando algumas metáforas - e em alguns momentos você se sente perdida, se perguntando se aquilo é mesmo fantasia ou se é a realidade.
Os personagens tem uma aura meio sombria - o livro todo tem essa aura na verdade - e todos são muito cativantes e muito bem desenvolvidos.

Enfim, foi um livro que me prendeu do começo ao fim e não me decepcionou em nada, Super indico para todos!

"Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas, aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão, mais um brinde à estrada da água."
Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger